Sobre o Clube PT

22.05.12

O Clube Portugal Telecom é um centro de cultura, desporto e lazer.

Exerce a sua acção em todo o território nacional e visa proporcionar aos seus sócios um melhor aproveitamento dos seus tempos livres, através da prática de actividades desportivas, federadas ou não, do desenvolvimento de actividades lúdicas, e da participação em actividades culturais.

Historial

Considera-se como data de fundação o dia 14 de Fevereiro de 1951, ao efectuar-se o registo no INATEL, com o nº 290, do então Grupo Desportivo do Pessoal da Companhia dos Telefones, com sede em Lisboa. Meses depois era fundado no Porto uma associação similar, com a designação Grupo Desportivo do Pessoal da APT - Porto.

A designação Clube Portugal Telecom resulta da fusão em 28 de Maio de 1996 das seguintes associações: Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores dos TLP (Lisboa); Grupo Desportivo do Pessoal dos TLP - Porto; Associação Cultural e Desportiva da Telecom.

Os presidentes até à fusão foram: em Lisboa – Duarte Silva, Farinha Madeira, José Luís Tavares, Carlos Antunes, Arlindo Gouveia, Duarte Ferreira, Raúl Nazaré, Francisco Xavier e Carlos Joaquim; no Porto – Augusto Cruz, Manuel Moreira, Afonso Rocha, Sousa Marques, Godofredo Pope, Manuel Carvalho, Ernest Taylor, Azevedo Reis, José Costa e Edgar Fonseca; na Associação da Telecom, fundada em 1994 e derivada do CDCR dos CTT, José Umbelino.

Já com a actual designação, Clube Portugal Telecom, presidiram a nível nacional: Carlos Joaquim, Duarte Ferreira, João Cardoso e Carlos Carinhas.

Estrutura Orgânica

Secções Locais – podem ser formadas nas capitais de distrito, com mais de 100 sócios.

Direcções Zonais – actualmente são as seguintes:

Zona Norte, com sede no Porto

Zona Centro Norte, com sede em Coimbra

Zona Centro Sul, com sede em Lisboa

Zona Sul, com sede em Faro

Zona Madeira, com sede no Funchal

Zona Açores, com sede em Ponta Delgada

Conselho Nacional – integra a Mesa da Assembleia Geral, o Conselho Fiscal e a Direcção Nacional.

Direcção Nacional – a Direcção Nacional é constituída por cinco elementos nomeados entre os eleitos na Zona Centro Sul, mais os seis presidentes de zona. Compete-lhe gerir, orientar, aprovar projectos, representar o Clube PT perante a empresa e outras entidades e adoptar medidas que visem a dinamização e funcionamento do Clube PT. É ainda seu dever manter informados os sócios, pelos meios que considere mais adequados.

Estatutos

Faça aqui o download dos estatutos do Clube PT.

Regulamento Eleitoral

Regulamento Disciplinar